Foto: georgerudy /Adobe Sto
Urinar duas ou mais vezes por noite é o que define a noctúria, condição que pode prejudicar a qualidade de vida e indicar a presença de problemas de saúde. A seguir, veja possíveis causadores do quadro.
Foto: Stevica Mrdja/Adobe Stock
Em idades mais avançadas, o rim passa a produzir mais urina, ao mesmo tempo em que a bexiga passa a armazenar menos, o que aumenta a necessidade de fazer xixi.
Foto: loutocky/Adobe Stock
Um dos principais sintomas da cistite, por exemplo, é a urgência em urinar, mesmo que não haja líquido para ser eliminado.
Foto: John Gomez/Adobe Stock
Como o organismo precisa se livrar do excesso de açúcar no sangue, pessoas diabéticas tendem a urinar com mais frequência.
Foto: ryanking999/Adobe Stock
Sem causas aparentes, a bexiga nervosa, como também é chamada, tem como sinais o aumento no número de xixis e a urgência em urinar.
Foto: Leonid Iastremskyi/Adobe Stock
O uso de medicamentos diuréticos, a ingestão excessiva de água antes de dormir, problemas com o hormônio antidiurético e a apneia do sono também podem causar a noctúria.
Foto: Photographee.eu/Adobe Stock
Se você costuma levantar mais de duas vezes durante a noite para fazer xixi, a orientação é buscar um urologista, profissional que pode identificar as causas e indicar tratamentos para esse sintoma.
Foto: TheepatheepKawinpathawee/Adobe Stock
A noctúria não é o mesmo que incontinência urinária.
Bárbara Giovani