Foto: Rawpixel.com /adobe.stock
Saiba como superar os estereótipos negativos normalmente associados ao avançar da idade
Foto: Lumos sp /adobe.stock
Embora a experiência de cada pessoa com o envelhecimento seja diferente, os especialistas ressaltam que manter uma mentalidade positiva em relação à essa fase tem a ver com envelhecer bem.
Foto: Marty Haas/adobe.stock
Para ter ideia, manter essa percepção positiva tem ligação com uma pressão arterial mais baixa, uma vida geralmente mais longa e saudável e um risco reduzido de desenvolver demência. A seguir, veja maneiras de ajudar nesse pensamento.
Foto: LIGHTFIELD STUDIOS/adobe.stock
Faça um “diário de crenças sobre o envelhecimento”, no qual você escreve perfis de pessoas idosas – seja a partir de filmes ou conversas. Depois, questione se esse retrato foi negativo ou positivo e se a pessoa poderia ter sido apresentada de outra forma.
Foto: LIGHTFIELD STUDIOS/adobe.stock
Em vez de associar esse período apenas à perda ou à limitação, procure modelos, veja quem está envelhecendo bem. Pense em cinco pessoas mais velhas que tenham feito algo que você considera impressionante ou que tenham uma qualidade que você admira.
Foto: Diego Cervo/adobe.stock
Concentre-se no que você está ganhando também. As pesquisas demonstraram, por exemplo, que o bem-estar emocional geralmente aumenta com a idade, e certos aspectos da cognição, como a resolução de conflitos, muitas vezes melhoram mais tarde na vida.
Foto: lordn /adobe.stock
Quer saber mais maneiras de encarar o envelhecimento de forma positiva?
Holly Burns (The New York Times)
Beatriz Bulhões