Foto: Mamo /Adobe.Stock
Especialistas dizem que o ideal é se alimentar antes dos exercícios
Foto: Adobe Stock
Para a maioria das pessoas, fazer uma refeição balanceada rica em carboidratos e proteínas de duas a quatro horas antes do treino fornecerá energia suficiente para encarar os exercícios.
Foto: Adobe Stock
Isso também dá tempo suficiente para a digestão e pode ajudar a reduzir o desconforto gastrointestinal, como náuseas, vômitos ou refluxo ácido, ensina Martha Gulati, cardiologista do Cedars-Sinai em Los Angeles.
Foto: Adobe Stock
Se você tiver algumas horas antes de se exercitar, a refeição pode ter uma proteína de alta qualidade (como salmão, frango ou tofu), um carboidrato complexo (como arroz integral, aveia ou batata doce) e fontes saudáveis de gorduras (como abacate, ovos ou nozes).
Foto: richscalzo/adobe.Stock
Fazer um lanche cerca de 30 minutos antes do treino também lhe dará um impulso de energia – especialmente se você for fazer exercícios de intensidade moderada ou alta por mais de 90 minutos.
Foto: Adobe Stock
Cecilia Cordova Vallejos, fisiatra de medicina esportiva da Johns Hopkins Medicine, sugere uma barra de proteína ou até mesmo um pacote de gel energético, pois são fáceis de digerir. Já Martha indica uma banana ou outra fruta de sua preferência.
Foto: Narong/ Adobe Stock
Quando terminar o treino, procure consumir proteína – idealmente de 20 a 40 gramas em duas horas, segundo recomendação da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva – para ajudar o crescimento e a recuperação muscular.
Foto: Adobe Stock
Uma lata de atum, um peito de frango ou três ovos mexidos com queijo estariam dentro dessa faixa.
Foto: Adobe Stock
Saiba mais sobre a alimentação no pré e pós-treino.
Lisa McCarty (The New York Times)
Beatriz Bulhões