Foto: sav_an_dreas /Adobe Stock

Alimentação

O que comer na menopausa? Veja 5 alimentos indicados nessa fase

Algumas modificações na dieta podem ajudar a aliviar sintomas

Foto: Chinnapong/Adobe Stock

A menopausa

Para a maioria das mulheres, entre 45 e 55 anos acontecerá a menopausa, a última menstruação. Ao longo desse período, marcado por uma oscilação hormonal, diversos sintomas podem aparecer.

Foto: Gerda von Stroheim

Sintomas

Entre os principais estão irritabilidade, cansaço, dores, insônia, falta de libido, “fogachos” (as ondas de calor) e até aumento de colesterol. Pois a alimentação pode ajudar a encará-los. A nutricionista Vanderlí Marchiori elege cinco ingredientes aliados nessa fase.

Foto: ArtCookStudio/Adobe Stock

1- Soja

Fonte de proteínas de alto valor biológico, a leguminosa também tem isoflavonas, que imitam hormônios femininos. Elas só estão ativas em itens fermentados, como missô, tempeh e natto. Em forma de suplemento, deve ser prescrita por um profissional.

Foto: paulovilela/Adobe Stock

2- Inhame

Segundo Vanderlí, o tubérculo é rico em diosmina e diosgenina, que também agem como hormônios. “Comer inhame pelo menos três vezes por semana garante um volume considerável desses fitoquímicos”, informa a nutricionista.

Foto: Ann/Adobe Stock

3- Abóbora

É fonte de curcubicina, outro fitoestrógeno. “A grande sacada é ferver bastante cravo e canela em pouca água e, depois, acrescentar a abóbora em pedaços. Depois de cozida, acertar o sabor com pouquíssimo mel ou melado”, indica Vanderlí.

Foto: kostrez

4- Farelo de aveia

Fornece betaglucana, uma fibra que faz a diferença no controle do colesterol após a menopausa. “Mulheres menopausadas têm colesterol alto porque ele deixa de ser usado na fabricação de hormônios”, esclarece Vanderlí. Ela indica duas colheres de sopa por dia.

Foto: Jiri Hera

5- Grão de bico

A leguminosa tem proteínas, fibras e é uma das melhores fontes de magnésio. “Esse mineral é importantíssimo para o funcionamento do cérebro, a melhora do sono e o controle de dores”, descreve Vanderlí.

Foto: Олена Смерічка/Adobe Stock

Sabia que a menopausa muda o cérebro? Veja 3 medidas para amenizar isso.

Leia a reportagem

Texto

Thaís Manarini

Produção

Beatriz Bulhões

Veja mais Web Stories