Foto: MarcosVinicius/Adobe St
Conheça os cuidados adequados para garantir a segurança no consumo desse alimento que está sempre na mesa dos brasileiros
Foto: Cavan/Adobe St
Os ovos já vêm com uma película natural, chamada de “cutícula”, que protege o interior do produto contra a invasão de micro-organismos. O contato com a água pode romper essa barreira e levar os agentes invasivos para dentro.
Foto: Jorge F. Filho/Adobe S
Se eles apresentarem um excesso de sujeira ou penas de aves, você pode tirá-los com um papel toalha ou guardanapo. Caso faça muita questão de lavar, a dica é que isso ocorra apenas no momento do preparo.
Foto: homerosh/Adobe Sto
O ideal é guardá-los na geladeira. Os ovos até podem ser armazenados em temperatura ambiente, mas isso reduz o prazo de validade, principalmente em cidades mais quentes.
Foto: Crescia/Adobe St
Não. Essa embalagem já passou por diversos locais e pode levar sujeira e bactérias para dentro da sua geladeira. Retire os ovos da caixa e coloque-os em um recipiente limpo.
Foto: Adobe Stock
Esse é o local que mais sofre alterações na temperatura. Além disso, o abre e fecha pode causar pequenas fissuras, facilitando a entrada de bactérias. O ideal é deixar os ovos em prateleiras ou potes plásticos no interior da geladeira.
Foto: ryanking999/Adobe Stock
Confira mais dicas de armazenamento, além de estratégias para saber se o ovo já está estragado.
Layla Shasta
Beatriz Bulhões