Foto: RHJ - stock.adobe.com

Alimentação

Pinhão: veja os benefícios para a saúde e as formas de consumo

Muita gente tem receio do alimento por causa do valor calórico, mas, na verdade, ele é um aliado cheio de nutrientes

Foto: Fagner Martins - stock.adobe.com

Afinal, o que é o pinhão?

Não é oleaginosa, nem grão ou cereal. O pinhão é uma semente que vem dentro da pinha, produzida pela árvore araucária, encontrada predominantemente no sul do País.

Foto: RHJ - stock.adobe.com

Como consumir

Primeiro, para ingerir o pinhão e tirar proveito de seus benefícios, é preciso cozinhar o alimento, assim como fazemos com batata, feijão e arroz.

Foto: CassianoCorreia - stock.adobe.com

No fogão

O pinhão pode ser preparado no forno ou na grelha, mas o cozimento é a melhor forma para extrair os nutrientes. O ideal é cozinhar um quilo de pinhão para cada litro de água, até ele ficar bem macio.

Foto: klaussegon - stock.adobe.com

Propriedades do pinhão

Durante o cozimento, o amido no miolo do pinhão se transforma em um tipo especial, que demora mais a ser absorvido, ajudando no controle da glicose e na menor absorção de gordura.

Foto: VK Studio - stock.adobe.com

O alimento também é rico em fibras, que ajudam no trânsito intestinal – evitando a constipação – e favorecem a sensação de saciedade.

Foto: Alexandre - stock.adobe.com

Riquezas da casca

A casca do pinhão concentra compostos antioxidantes – a cor marrom denuncia a presença desses elementos. Ao cozinhar o alimento, essas substâncias acabam passando para a amêndoa, que ganha a coloração amarronzada.

Foto: RHJ - stock.adobe.com

E as calorias?

O pinhão tem quase a mesma quantidade de calorias e carboidratos que o arroz, por exemplo, mas o dobro de proteína. Por isso, é um alimento supernutritivo, que não pode ser reduzido ao valor calórico.

Foto: RHJ - stock.adobe.com

Saiba mais sobre as vantagens do pinhão para a saúde (inclusive emocional):

Leia a reportagem

Reportagem

Letícia Quadros

Produção

Layla Shasta