Foto: Adobe Stock

Saúde

Pode usar colher de pau em casa? Influenciadora viraliza ao mostrar resultado de higienização

Elogiadas por sua resistência e por não arranhar panelas, as colheres de madeira são um clássico que atravessa gerações. Apesar da fama, sua capacidade de ‘guardar’ micro-organismos exige cuidados especiais para garantir um uso seguro.

Foto: @ lulaboojenkins

Água fervente?

A influenciadora britânica Lulaboo Jenkins foi ao TikTok para mostrar uma suposta forma de higienizar o utensílio doméstico: mergulhando o item em água fervente. A sujeira que saiu do item chocou os internautas, fazendo que o vídeo atingisse mais de 67 milhões de visualizações (até o momento).

Leia também

Foto: @lulaboojenkins

“Isso é nojento!”

Lulaboo usou uma panela com água fervente para mergulhar as colheres de madeira. E viu uma substância amarela e densa sair dos objetos que usava para preparar suas refeições. “Eu deveria ter feito isso antes. Isso é nojento. Não consigo nem ver o fundo da panela”, disse a influencer.

Saiba mais

Foto: Alexander/Adobe.Stock

Pode usar colher de pau?

Não há nenhuma diretriz que impeça o uso das colheres de madeira em casa. Contudo, o Ministério da Saúde recomenda que elas sejam evitadas, bem como todos os outros utensílios de madeira que entram em contato com alimentos, como as tábuas e espátulas.

Leia também

Foto: photographyfirm/Adobe.Stock

Contaminação: o grande problema

Essa recomendação acontece porque a madeira é porosa, o que dificulta a remoção completa de restos de comida. Resultado? Um verdadeiro ‘banquete’ para as bactérias. E se a colher for guardada úmida na gaveta, aí o problema dobra, com o risco de aparecerem fungos. Esse vai-e-vem de micro-organismos entre utensílios e alimentos é o que o Ministério da Saúde chama de contaminação cruzada.

Veja também

Foto: Adobe Stock

Onde a colher de pau é proibida?

Por causa desse risco de contaminação — comprovado por estudos —, a Anvisa proibiu, em 2004, o uso de colheres de pau em estabelecimentos comerciais. A regra também vale para outros utensílios de madeira, como tábuas e espátulas.

Saiba também

Foto: Adobe Stock

Como higienizar?

O vídeo da Lulaboo realmente chama atenção, mas quando o assunto é limpar colheres de madeira, as opiniões se dividem. Alguns especialistas recomendam lavar com água e sabão neutro e, de vez em quando, dar aquele mergulho em água fervente, igual a influenciadora fez. Outros ainda sugerem untar a superfície do utensílio com óleos comestíveis para garantir mais segurança.

Veja mais

Foto: Reprodução/Youtube

Por outro lado...

O famoso ‘Dr. Bactéria’, o biomédico Roberto Martins Figueiredo, é um dos especialistas que discorda desses métodos. Em vídeos divulgados em suas redes sociais, ele afirma que o calor da água fervente não alcança as camadas mais profundas da madeira — um material que não conduz bem o calor —, o que deixa as bactérias ali, intocadas. Além disso, ele não recomenda o uso de água sanitária.

Leia também

Foto: Adobe Stock

Outras recomendações

Se você quer continuar usando as colheres de madeira, é importante trocá-las assim que perceber rachaduras. Também vale a pena evitar usá-las em preparações mais líquidas, gordurosas ou ácidas (molho de tomate, por exemplo), já que esses líquidos podem impregnar no material e dificultar a limpeza.

Veja mais

Foto: Adobe Stock

Quer substituir a colher de madeira?

Agora, se você está disposto a aposentar a madeira, o Ministério da Saúde recomenda utensílios de polietileno e colheres de plástico mais resistentes. As colheres de silicone, por serem produzidas em material inerte e, portanto, não oferecerem risco de desprendimento de substâncias, também é apontada como boa opção por especialistas (nesse caso, contudo, é bom tomar cuidado para não queimá-las).

Veja também

Foto: Adobe Stock

De colheres a potes e tábuas: quer saber mais sobre os melhores utensílios para segurança alimentar?

Saiba mais

Saiba mais