Foto: Elnur/Adobe Stock
Enquanto algumas bebidas à base de plantas favorecem o relaxamento, outras podem dificultar o descanso pleno
Foto: Yuri Arcurs/Arcurs Corp/Adobe St
Muitos chás ajudam a dormir melhor. Segundo a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, conselheira da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), entre eles estão as infusões de camomila, erva-cidreira, maracujá, mulungu e valeriana.
Foto: Andrii Lysenko/Adobe Stock
Por outro lado, há chás que não devem ser consumidos perto da hora de dormir, porque são capazes de prejudicar o descanso. A seguir, a nutricionista aponta quais são eles.
Foto: Aquiya/Adobe Stock
Elaborado a partir da planta asiática Camellia sinensis, ele tem cafeína – mesma substância estimulante encontrada no café. Daí porque não é uma boa opção antes do repouso.
Foto: nolonely/Adobe Stock
Ele vem da mesma planta que dá origem ao chá verde. É um dos tipos mais populares no Ocidente. Mas, por causa da cafeína, melhor não tomar perto da hora de ir para a cama.
Foto: fotogal/Adobe Stock
É outra infusão feita com a Camellia sinensis, ou seja, também é reduto de cafeína. Mas, perto dos chás verde e preto, o branco é o que concentra menos dessa substância.
Foto: Sea Wave/Adobe Stock
De acordo com Vanderlí, essa bebida é cheia de ácido rosmarínico. Essa substância é conhecida por ajudar a nos despertar. Logo, não é a melhor opção para tomar antes de dormir.
Foto: Ruslan Grumble/Adobe Stock
Essa bebida, informa Vanderlí, é rica em óleos essenciais estimulantes. Por esse motivo, é capaz de atrapalhar o sono. Melhor evitá-la no período noturno.
Foto: maxtimofeev/Adobe Stock
Confira o perfil de alguns tipos populares de chás.
Thaís Manarini
Beatriz Bulhões