Foto: Alice/Adobe Stock
Conheça as bebidas que são bem-vindas antes e depois das refeições
Foto: Anton_Gorobets
Os chás podem ajudar naqueles momentos em que a digestão dos alimentos parece trabalhosa. Mas há tipos mais indicados para essa missão. Veja a seleção da nutricionista Vanderlí Marchiori.
Foto: HandmadePictures /Adobe Stock
A espécie, da mesma família da cenoura e do aipo, é originária do sul da Ásia e usada desde a antiguidade. Geralmente, são utilizadas as sementes para o preparo da bebida. Uma substância chamada anetol é ligada aos efeitos pró-digestão.
Foto: laplateresca /Adobe Stock
Compostos de ação anti-inflamatória e antioxidante dão uma força ao sistema digestivo. Só não vale abusar, já que o excesso pode levar a náuseas.
Foto: Ronaldo Almeida
Segundo Vanderlí, a principal substância ligada à melhora da digestão é a boldina. A nutricionista sugere: “Ferva meio litro de água, desligue o fogo, acrescente uma colher (sopa) da folha picada e deixe descansando por 15 minutos”.
Foto: Edalin/Adobe Stock
O chá é rico em ácido rosmarínico, um composto fenólico que melhora muito a digestão. “E o alecrim ajuda ainda contra gastrite e úlcera gástrica”, completa Vanderlí. Ela sugere tomar o chá imediatamente antes de comer.
Foto: Helissa/Adobe Stock
Segundo Vanderlí, a carqueja estimula a liberação de enzimas digestivas. Por isso, encurta o tempo de digestão, sobretudo de proteínas e gorduras. Se usada depois das refeições, pode ainda reduzir a absorção de gorduras, avisa a nutricionista.
Foto: Narsil/Adobe Stock
Quer saber o que o vinagre de maçã realmente faz pela saúde?
Thaís Manarini e Regina Célia Pereira
Layla Shasta