Foto: WILTON JUNIOR

Saúde

Quais os pontos turísticos que mais desafiam o físico? Veja ranking (tem brasileiro)

Cristo Redentor é o 17º da lista feita pela rede de academias britânica PureGym; Escadaria Florli, na Noruega, lidera

Foto: WILTON JUNIOR

Cristo Redentor

A atração turística no Rio de Janeiro ficou em décimo sétimo na lista e oferece uma trilha de 2,5 quilômetros de subida para chegar ao topo do Corcovado, onde está o monumento.

Foto: kevin/Adobe Stock

Flørli Stairs (Noruega)

O primeiro lugar abriga a maior escada de madeira do mundo, com 4.444 degraus, que segue o oleoduto de uma antiga usina. A subida tem 750 metros, mas é considerada adequada até para crianças.

Foto: Arina Habich/Adobe Stock

Manitou Incline (EUA)

O segundo lugar é uma trilha de caminhada bastante popular. A subida de 1,42 quilômetro de distância leva os caminhantes a até 613 m de elevação. A rota acompanha uma antiga linha férrea.

Foto: Ievgen Skrypko/Adobe Stock

Castelo Poenari (Romênia)

A medalha de bronze desse ranking vai para uma fortaleza onde viveu Vlad, o Empalador, que inspirou a história do Conde Drácula. O local fica no topo de uma montanha e tem escadaria com 1.480 degraus. A mudança de elevação de 800 m, a maior entre os destinos analisados.

Foto: Shawn.ccf/Adobe Stock

Santuário Konpira-san (Japão)

A subida para Konpira-san é a 4ª da lista e tem uma escadaria com 1.368 degraus de pedra. Embora difícil de se chegar, é muito popular e visitado por peregrinos de todo o Japão.

Foto: JoannaTkaczuk/Adobe Stock

Arthur’s Seat (Escócia)

Arthur’s Seat está em quinto lugar e possui uma subida de 279 m contínua. Embora não seja tão difícil tecnicamente, é aconselhável que a caminhada seja feita com botas ou bons tênis, pois pode ser escorregadia em algumas partes.

Foto: surangaw/Adobe Stock

Sigiriya (Sri Lanka)

Em sexto lugar, a subida para a antiga capital do Sri Lanka foi construído em um rochedo de 370 metros de altura. São cerca de 1.200 passos para chegar à cidade.

Foto: Felipe Mortara/Estadão

Park Guell (Espanha)

O parque projetado por Gaudí em Barcelona ficou em 7º. Tem uma trilha em circuito de 2,7 quilômetros, que leva cerca de 40 minutos para ser feita completamente. Aberta durante o ano todo, só pode ser visitada com ingresso.

Foto: Gualtiero Boffi/Adobe Stock

Monastério de Petra (Jordânia)

O oitavo lugar da lista tem dois trechos para ser alcançado, o mais fácil deles envolve uma subida de cerca 160 metros em um caminho de areia e pedra.

Foto: Anatolii Lyzun/Adobe Stock

Castelo dos Mouros (Portugal)

O nono lugar fica perto de Sintra, Distrito de Lisboa, e tem uma trilha de 2,4 quilômetros. Geralmente é preciso cerca de uma hora para ser concluída.

Foto: chriss73/Adobe Stock

Batu Caves (Malásia)

As cavernas ficaram na décima posição. Possui grutas naturais repletas de templos hindus, além de atrações que na parte inferior delas. Há uma escadaria com cerca de 100 metros de elevação.

Foto: Pedro Kirilos

Quer saber mais sobre lugares para visitar?

Leia também

Texto

Daniel Silveira

Produção e texto

Daniel Silveira

Veja mais Web Stories