Foto: Sebastian Kaulitzki/Adobe Stock
Dor no peito é só um dos indícios desse quadro preocupante
Foto: Superrider/Adobe Stock
A maioria ocorre quando uma das artérias coronárias é incapaz de entregar sangue suficiente a uma área do coração. A causa subjacente mais comum é a formação de uma placa gordurosa em uma ou mais artérias coronárias.
Foto: Ignat Kozlov/Adobe Stock
Ataques cardíacos não seguem um caminho linear. Os sintomas podem ser severos ou sutis. O processo subjacente que causa um infarto pode ser diferente para cada um. A seguir, confira os principais sintomas.
Foto: Phushutter/Adobe Stock
Costuma provocar sensação de esmagamento, aperto, pressão, peso ou até facada e ardor. A dor tende a ser focada no centro do peito ou logo abaixo do centro da caixa torácica, e pode se espalhar para braços, abdômen, pescoço ou mandíbula inferior.
Foto: Nico Stengert/Adobe Stock
Também é possível ter um ataque cardíaco e não saber. Isso é conhecido como um ataque cardíaco silencioso. Os sintomas não têm a intensidade de um infarto clássico.
Foto: B. Boissonnet/Adobe Stock
Em vez disso, eles podem aparecer como desconforto no peito que vem e vai; dor em um ou ambos os braços, pescoço ou mandíbula; falta de ar súbita; suor frio; ou sensação de náusea ou tontura.
Foto: JorSons/Adobe Stock
Se você tiver qualquer suspeita de que possa estar sofrendo um ataque cardíaco, não hesite: ligue para o serviço de emergência. Assim que chegar ao hospital, a equipe fará uma rápida revisão de seus sintomas.
Foto: NuFa Studio/Adobe Stock
Conheça formas de prevenção de morte súbita.
Matthew Solan (Harvard Health Publishing)
Layla Shasta