Foto: master1305/Adobe Stock
Sintomas podem ser diferentes dependendo do quadro e nem sempre estão relacionados à perda de memória. Veja a seguir principais características de cada tipo.
Foto: Vitalii Vodolazskyi/Adobe Stock
O Alzheimer é o principal tipo de demência, e tem como sintoma mais comum os problemas de memória. Na forma precoce, há sinais como comprometimento da linguagem, habilidades visuais e espaciais, e das funções executivas, como o planejamento.
Foto: T.Cornelsen
A demência frontotemporal se manifesta de duas formas: pode afetar o comportamento social ou a linguagem, em um quadro chamado de afasia progressiva primária.
Foto: Scott Griessel
Na afasia, a pessoa esquece palavras ou o significado delas. Já no subtipo comportamental, há mudanças significativas nas atitudes do paciente, como impulsividade e falta de inibição social repentinas.
Foto: CLIPAREA.com / Adobe Stock
Acontece quando depósitos anormais da proteína alfa-sinucleína, chamados de corpos de Lewy, afetam os mensageiros químicos do cérebro. Pode se manifestar a partir dos 50 anos.
Foto: Wiroj Sidhisoradej
Os sinais incluem inabilidade de prestar atenção, manter-se concentrado e estar alerta; ideias ilógicas e desorganizadas, além de rigidez muscular e perda de coordenação.
Foto: Robert Kneschke
Surge como sequela de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou microlesões vasculares. Há sinais como esquecer acontecimentos, guardar itens em lugares errados, alucinações ou delírios. Costuma atingir pessoas acima dos 65 anos.
Foto: Daisy Daisy
A progressão da doença de Parkinson também pode levar ao desenvolvimento de demência, manifestada por tremores, rigidez, lentidão nos movimentos, além de desafios cognitivos como problemas de memória e pensamento.
Foto: Svetlana/Adobe Stoc
Conheça 15 fatores de risco para a demência precoce e como preveni-los
Layla Shasta
Fabiana Cambricoli e Julia Marques