Foto: dragonstock/Adobe Stock
Estudo americano mostrou que metade dos pacientes apresenta algum sintoma horas ou dias antes de uma parada cardíaca; veja os principais
Foto: Nastya Tepikina/Adobe Stock
Pesquisadores investigaram dois grupos de pacientes que acionaram a emergência com sintomas similares. Observando o grupo que, de fato, sofreu parada cardíaca, definiram os sintomas mais associados ao problema.
Foto: Yuri Arcurs peopleimages.com
Entre os cardíacos, os sintomas mais comuns foram dor no peito e falta de ar, que apareceram em mais de 30% dos casos.
Foto: Olga Yastremska, New Africa, Afr
Também chamado de diaforese, outro sinal importante é quando o corpo produz suor de forma excessiva, resultando em um aumento da umidade na pele.
Foto: TheepatheepKawinpathawee
Entre os principais sintomas está, ainda, uma espécie de convulsão, caracterizada por alterações nos movimentos e na visão.
Foto: Pixel-Shot/Adobe Stock
Os homens tiveram mais dor no peito, falta de ar e transpiração excessiva, enquanto as mulheres sentiram mais falta de ar, além de fraqueza, náuseas, dor nas costas e até no pescoço e mandíbula.
Foto: DC Studio?Ado
A melhor forma de evitar um infarto é a prevenção precoce. Dê atenção aos fatores de risco, como hipertensão e colesterol alto, e consulte um médico. Para prevenir, podem ser indicados exercícios, dieta e medicamentos.
Foto: ARAMYAN /Adobe S
A primeira ação é chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou os bombeiros. O socorro envolve um trabalho em equipe e chamar ajuda é o que faz o atendimento mais preparado chegar a tempo.
Foto: Sebastian Kaulitzki/Adobne Stock
Conheça mais sinais e diferenças dos sintomas entre homens e mulheres
Gabriela Cupani
Layla Shasta