Foto: al62/Adobe Stock
Ela oferece vantagens para o corpo, embora seja polêmica à mesa
Foto: Rovastativa/Adobe Stock
Em dezembro, variedades rosadas, roxas e verdes colorem e perfumam as bancadas de feiras, sacolões e mercados. Tem ainda outro tipo bem popular nessa época do ano, a uva-passa. Confira, a seguir, curiosidades sobre o alimento.
Foto: kamiphotography
Geralmente a uva-passa que encontramos aqui é importada de países como o Chile, a Argentina, os Estados Unidos e o Irã, entre outros.
Foto: 7G Studio/Adobe Stock
Para obter passas douradas e claras, costumam entrar em cena compostos sulfúricos, que são fumigados, já as escuras não recebem esse tipo de tratamento.
Foto: Valentina/Adobe Stock
Conforme desidrata, chegando ao percentual de 15% de líquidos, a tendência é a de concentrar substâncias valiosas, como vitaminas do complexo B e sais minerais, caso do cobre, manganês, potássio, magnésio, boro e zinco.
Foto: neil langan
“Apresenta também flavonoides e polifenóis, compostos que ajudam a reduzir o estresse oxidativo e a formação de radicais livres, prevenindo danos celulares”, diz a nutricionista e chef de cozinha Juliana Watanabe.
Foto: Andril Zastrozhnov/Adobe Stock
A uva-passa concentra essas substâncias, ligadas a um melhor funcionamento intestinal e ao incremento de bactérias boas na microbiota, o que repercute no corpo inteiro.
Foto: kamiphotography
Lembrando que se trata de um concentrado nutritivo que também soma um monte de calorias. Por isso, as passas devem ser saboreadas em um contexto balanceado e personalizado.
Foto: Towfiqu Barbhuiya/Adobe Stoc
Agora, saiba mais sobre as frutas cristalizadas:
Regina Célia Pereira
Layla Shasta