Foto: Adobe Stock
Algumas uniões proporcionam efeitos especiais para o corpo
Foto: Adobe Stock
Certas combinações de alimentos promovem uma sinergia de substâncias que potencializa os atributos vindos de cada um dos pares. Existem ainda parcerias que contribuem para o melhor aproveitamento de nutrientes.
Foto: Tatjana Baibakova/Adobe Stock
Confira, a seguir, quatro arranjos aprovados na cozinha e também nos laboratórios de pesquisas, e que enchem o dia a dia de sabores e benefícios à saúde.
Foto: Adobe Stock
O que torna o casal especial é a junção de aminoácidos essenciais – partículas de proteína que nosso corpo precisa obter via comida. Enquanto o arroz contém mais metionina, o feijão é rico em lisina.
Foto: Felippe Lopes/Adobe Stock
A união se dá para aproveitar melhor o ferro vindo dos grãos. É que o nutriente das leguminosas não é tão disponível quanto o que vem das carnes, o chamado ferro-heme. Por essa razão, é necessário um empurrãozinho – laranja e limão ajudam.
Foto: Adobe Stock
O iogurte fornece proteína, cara aos músculos, e cálcio, essencial para a saúde óssea. As frutas, por sua vez, contêm carboidratos, fundamentais para a energia rápida, e fibras, as aliadas do intestino, além de diversas vitaminas.
Foto: Adobe Stock
O pão é fonte de carboidratos, enquanto o ovo oferece proteínas. Ao combiná-los, a digestão se torna mais lenta, prolongando a sensação de saciedade. O mesmo raciocínio vale para a tapioca, que pode ser recheada com ovo.
Foto: Mariusz Blach/Adobe Stock
Quer conhecer outras 5 combinações vantajosas para a saúde?
Regina Célia Pereira
Beatriz Bulhões