Foto: Jenifoto - stock.adobe.com/Adobe stock
Dieta pode ser uma parceira do coração saudável
Foto: Adobe Stock
Desequilíbrios nas taxas de colesterol estão entre os fatores de risco para as doenças cardíacas, problema que mais mata no Brasil.
Foto: Adobe Stock
Hábitos de vida, como a alimentação, podem ajudar a controlar esses índices. A seguir, conheça 5 alimentos que despontam em estudos pela atuação em prol do equilíbrio do colesterol.
Foto: Adobe Stock
Esse fruto nativo da América Central contém as gorduras mono e poli-insaturadas que favorecem a saúde das artérias.
Foto: /Adobe Stock
Um dos primeiros alimentos a receber o selo de funcional, isso na década de 1990, a aveia oferece fibras solúveis, especialmente as betaglucanas, que formam uma substância viscosa no intestino, capaz de se ligar ao colesterol. Isso facilita sua eliminação.
Foto: Adobe Stock
Qualquer uma delas (gala, fuji, argentina e afins) oferece quercetina, um potente antioxidante que resguarda os vasos sanguíneos.
Foto: Adobe Stock
A dupla oferece o ômega-3, uma gordura que ajuda a reduzir os níveis de LDL e ainda apresenta propriedades anti-inflamatórias.
Foto: Adobe Stock
Ela está cheia de fibras, vitaminas, sais minerais, mas o destaque vai para a concentração de compostos fenólicos, em especial o resveratrol – ele tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, reduzindo processos de oxidação do colesterol.
Foto: aamulya/Adobe Stock
Confira mais 6 alimentos capazes de ajudar no controle do colesterol:
Regina Célia Pereira
Layla Shasta