Foto: Africa Studio/adobe.stock
Na estação de melhor momento produtivo, os alimentos são mais frescos, saborosos e baratos
Foto: voloshin311/Adobe Stock
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é ingerir 400 gramas de alimentos in natura por dia. Na prática, isso dá três porções de frutas, além de legumes e verduras.
Foto: Africa Studio/ Adobe Stock
As frutas possuem baixo valor calórico e são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos, capazes de oferecer proteção contra doenças. Veja 5 variedades típicas do inverno.
Foto: 5second/adobe.stock
Possui potássio e fibras que auxiliam a saúde intestinal. Prática e versátil, é uma ótima opção para levar de lanche na bolsa e para preparos salgados e doces.
Foto: Luis Echeverri Urrea /adobe.stock
Fonte de fibras e de vitamina C, a carambola cai bem nas saladas. Mas se você tiver problemas renais, deve evitar a fruta, já que ela tem substância que pode ser tóxica nesses casos.
Foto: Carol Nuñes | Café Zinn
Mais uma fruta fonte de vitamina C — são aproximadamente 70 miligramas em 100 g do alimento. O kiwi também se destaca pela oferta de fibras.
Foto: M.studio - stock.adobe.com/Adobe stock
Além do baixíssimo valor calórico, é uma boa fonte de vitamina C e fibras alimentares. Também tem compostos bioativos como flavonoides, que possuem ação antioxidante.
Foto: Brent Hofacker /adobe.stock
A maçã possui fibras solúveis, como a pectina, que prolongam a saciedade. A fruta também se destaca pela presença de compostos bioativos que têm ação antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana.
Foto: xan844 /adobe.stock
Quer conhecer outras seis frutas da estação?
Bárbara Giovani