Foto: Yuri Arcurs/Adobe Stock

Exercício físico

Veja três dicas essenciais para quem faz exercícios e está envelhecendo

Segundo especialista de Harvard, é possível continuar se exercitando em alto nível bem além dos 60 anos, mas diminuir o ritmo e apostar em um treino mais moderado também traz benefícios

Foto: Adobe Stock

Exercitar-se para ter saúde

A orientação não é novidade. “A atividade física melhora profundamente sua saúde cardiovascular e longevidade”, diz Meagan Wasfy, cardiologista no Hospital Geral de Massachusetts, afiliado à Harvard.

Foto: BERNARD BODO/Adobe Stock

Diretrizes da OMS

Adultos devem praticar ao menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada ou 75 minutos de atividades vigorosas por semana. Fazer mais oferece alguns benefícios adicionais, mas apenas até certo ponto.

Foto: Yuri Arcurs/Adobe Stock

Riscos ligados ao envelhecimento

Como perdem massa muscular naturalmente, idosos têm maior risco de sofrer lesões relacionadas ao exercício. Assim, músculos, articulações e tendões podem ser afetados.

Foto: Adobe Stock

Conselhos de especialista

Para continuar a se exercitar em alto nível bem além dos 60 anos, Wasfy dá três dicas principais. Confira a seguir.

Foto: Adobe Stock

1. Continue com checkups e cuidados

Pessoas ativas também podem ter problemas de saúde. Por isso, as consultas de rotina devem continuar, assim como os tratamentos recomendados por profissionais da saúde, se necessários.

Foto: Adobe Stock

2. Cuidado com o que come

Você ainda precisa limitar o consumo de alimentos pouco saudáveis, como os ultraprocessados. O excesso de bolachas, salgadinhos e bebidas lácteas pode expulsar itens mais saudáveis do menu, como frutas, vegetais e grãos integrais.

Foto: Yuri Arcurs/Adobe Stock

3. Ouça seu corpo

Às vezes, o primeiro sintoma da aterosclerose ou de uma perturbação do ritmo cardíaco pode ser uma redução sutil na capacidade de exercício, ensina Wasfy.

Foto: Adobe Stock

Quer saber as adaptações necessárias no treino à medida que a idade avança?

Leia a reportagem

Foto: Adobe Stock

Reportagem

Julie Corliss (Harvard Health Publishing)

Produção

Bárbara Giovani

Veja mais Web Stories