Foto: Markus Bormann/Adobe Stock

Relações afetivas

Vínculo fantasma: a relação ia bem, mas terminou de repente? Psicóloga explica

Já viveu um relacionamento que parecia real, mas acabou num piscar de olhos, como se fosse uma ilusão? A psicóloga Tatiana Paranaguá fala sobre o assunto

Foto: Marina P. - adobe.stock

O que é vínculo fantasma?

O termo está no livro de Tatiana. É aquela relação que seguia uma crescente de intimidade e convívio, com ambas as partes parecendo investir, até que, sem explicação, uma delas termina o relacionamento.

Foto: Natalia - adobe.stock

Para ela, ‘fantasma’ é alguém que parece estar presente, mas desaparece “do nada” quando precisa se comprometer de verdade e participar da vida concreta.

Foto: NINENII -adobe stock;com

Mais grave que o ghosting

Enquanto o ghosting é restrito às plataformas digitais, o vínculo fantasma ocorre na vida real – embora não passe de uma ilusão.

Foto: peerayot /adobe.stock

Características

“Uma marca do vínculo fantasma é a desconexão entre pensamento, atos e palavras”, explica Tatiana. O ilusionista faz truques. Para quem fica, resta a confusão e, muitas vezes, sequelas psicológicas profundas.

Foto: Pixel-Shot - adobe.Stock.com

“Epidemia de imaturidade”

Para a psicóloga, o vínculo fantasma é um sintoma da proliferação da “eterna criança” – quando uma pessoa se torna adulta, mas seus núcleos emocionais permanecem infantis.

Foto: Anastasia /adobe.stock

Supervalorização

Nem tudo que some é fantasma”, diz Tatiana. Às vezes, supervalorizamos algo que não foi real.”No vínculo fantasma, a pessoa dá sinais claros de que algo está existindo, às vezes pede em namoro, adota um cachorro junto, e some”, explica a psicóloga.

Foto: Tatyana - adobe.stock

Como se proteger

Na busca por um relacionamento, avalie se há química e interesses comuns reais. Quando tudo parece uma projeção, é essencial descobrir o que está realmente acontecendo, tomando cuidado com a ingenuidade.

Foto: Jonathas Dias

Entenda mais sobre o vínculo fantasma na entrevista completa que Tatiana concedeu ao Estadão.

Leia a entrevista

Reportagem

Leon Ferrari

Produção

Layla Shasta