Foto: Rafa Neddermeyer/Agencia Brasil
Mudanças provocadas pelo aquecimento global têm causado fenômenos extremos em diferentes regiões do planeta. Confira alguns exemplos.
Foto: NASA Earth Observatory / Melinda Waterman
Um dos sinais da aceleração do aquecimento global é a maior presença da cobertura vegetal na Península Antártica, que aumentou em 10 vezes nas últimas quatro décadas, segundo estudo publicado na revista científica Nature Geosciences.
Foto: Divulgação/SGB
Em agosto deste ano, o Rio Solimões chegou ao menor nível da história no trecho que passa pela cidade de Tabatinga, no Amazonas, de acordo com relatório divulgado pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB). O nível medido foi de -94 cm, e superou o recorde anterior de -86 cm, em 2010.
Foto: Alberto Saiz/AP
A pior tempestade de outono em décadas transformou ruas em rios na região de Valência e matou mais de 90 pessoas.
Foto: Wilton Junior/ Estadao
As enchentes no Rio Grande do Sul, registradas entre abril e maio deste ano, fizeram o Brasil viver a maior tragédia climática da sua história recente. Mais de 470 municípios foram afetados, incluindo a capital Porto Alegre, e mais de 180 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas.
Foto: Bruno Rezende/Governo MS
Um estudo divulgado pela World Weather Attribution (WWA), em agosto, mostrou que a mudança do clima intensificou em cerca de 40% os incêndios florestais no Pantanal.
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O que fez a Amazônia ter a maior degradação florestal dos últimos 15 anos?
Caio Possati