Foto: Werther Santana/Estadão
Previsão inicial de tempo quente valia até esta quarta-feira, 1º, e foi ampliada para o dia 10, conforme a Climatempo. Ao menos seis Estados estão sob alerta de perigo.
Foto: Inmet/Reprodução
A faixa com previsão de temperaturas mais altos engloba parte de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além de todo o Mato Grosso do Sul.
Foto: Werther Santana/Estadão
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o ar quente e seco se mantém nos próximos dias sobre boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Foto: Werther Santana/Estadão
“É importante ressaltar que nesta época do ano o calor costuma ser menos intenso devido à menor incidência de radiação solar e dias mais curtos. No entanto, essa onda de calor traz temperaturas típicas de verão para o outono brasileiro, desafiando as expectativas climatológicas usuais para maio”, diz a Climatempo.
Foto: Werther Santana/Estadão
O sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera bloqueia o avanço das chuvas, além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de temporais e eleva ainda mais as temperaturas, conforme a Climatempo.
Foto: Werther Santana/Estadão
O calor será especialmente intenso no interior doe São Paulo, com máximas acima de 35ºC nos próximos dias. Na capital, as máximas devem superar os 30ºC, de acordo com a empresa Meteoblue. Não há previsão de chuva. A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade em estado de atenção para altas temperaturas.
Foto: Werther Santana/Estadão
Beba bastante líquido. Saiba que as atividades físicas não são recomendadas. Também evite exposição ao sol nas horas mais quentes. Use hidratante para pele e umidifique o ambiente. Atenção especial com crianças, idosos, acamados e pets. Se necessário, acione a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Foto: Werther Santana/Estadão
Quer saber mais sobre o mapa que mostra quais são as áreas afetadas pela alta de temperaturas no País? Clique abaixo e confira a lista completa das cidades.
Foto: Werther Santana/Estadão
Renata Okumura