Foto: Divulgação/Prefeitura do Guarujá
Orla é recordista da premiação selo Bandeira Azul na América do Sul e foi selecionada pelo 15º ano consecutivo
Foto: Divulgação/Prefeitura do Guarujá
O certificado internacional, emitido pela ONG dinamarquesa Foundation for Enviromental Education (Fundação para a Educação Ambiental, em tradução livre), reconhece as áreas costeiras com melhor preservação ambiental e mais indicadas para visitas.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Os juízes, espalhados por todo o mundo, analisam 38 critérios, como qualidade da água, serviços, turismo sustentável e educação ambiental. Nesse ano, o júri brasileiro foi composto por membros de órgãos governamentais ligados ao turismo e meio ambiente, além de organizações da sociedade civil.
Foto: Anderson Coelho/Estadão
Dos 56 concorrentes inscritos pelo Brasil nesta temporada, foram selecionadas 38 praias e 11 marinas para concorrer. Na temporada passada, foram 26 praias e 11 marinhas brasileiras premiadas. O Estado de Santa Catarina é o com maior número de praias com o selo.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
A Praia do Tombo, no Guarujá, foi selecionada pelo 15.º ano consecutivo para concorrer ao selo Bandeira Azul. Ela é recordista da premiação na América do Sul, cumprindo todos os requisitos. O Iate Clube de Santos, também no Guarujá, foi outro aprovado para tentar renovar o selo pelo 3º ano consecutivo.
Foto: Divulgação/Bandeira Azul Brasil
Após esta primeira fase nacional, em setembro, o júri internacional da entidade vai decidir os vencedores. A cerimônia de entrega da premiação aos candidatos brasileiros vai acontecer em Salvador, no dia 1º de novembro.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão
Quer saber mais sobre a situação das praias e do meio ambiente brasileiro? Então acesse o Estadão.
Leonardo Zvarick