Foto: Sergii Figurnyi/Adobe Stock

Sustentabilidade

Quais são os planos de uma das principais cidades da Europa contra o aquecimento global

Construída às margens do estreito de Øresund, Copenhague tem a água como maior ameaça devido à mudança climática. Assim, vem desenvolvendo soluções variadas de adaptação nos diferentes bairros.

Foto: Visit Copenhagen

Risco de submergir

A capital da Dinamarca é uma antiga área úmida e hoje corre o risco de submergir pelo transbordo de aquíferos, aumento do nível do mar e, principalmente, chuvas mais intensas até o fim deste século.

LEIA MAIS

Foto: Visit Copenhagen

Karens Minde Park

Antes um aterro parcialmente pantanoso, foi transformado em uma área de gerenciamento de águas pluviais. A água da chuva é coletada por três entradas de drenagem e flui para um lago artificial.

VEJA REPORTAGEM

Foto: Visit Copenhagen

Espaço verde

A água é tratada através da área de drenagem, armazenada e despejada no porto. O local traz ainda outros benefícios: aumenta a biodiversidade, combate as ilhas de calor e é ponto de encontro dos cidadãos.

SAIBA MAIS

Foto: Visit Copenhagen

Rede de túneis

Após sofrer vários danos por chuvas torrenciais em 2011, a cidade desenvolveu uma rede de túneis que funcionam como “rodovias” subterrâneas para a chuva.

LEIA REPORTAGEM

Foto: Governo da Dinamarca/Divulgação

Projetos controversos

Outras iniciativas dividem opiniões na cidade. Uma delas é a construção de uma ilha artificial para atuar como uma barragem contra o aumento do nível do mar.

SAIBA MAIS

Foto: Visit Copenhagen

‘País protótipo’

O trabalho de adaptação foi iniciado em 2008 e já alterou significativamente a topografia da cidade de 600 mil habitantes. Professora da Copenhagen Business School, Isabel Froes destaca a colaboração entre pesquisadores e o público no desenvolvimento da cidade, lugar ideal para testar novas medidas.

LEIA MAIS

Reportagem

AFP

Produção

Juliana Domingos de Lima