Foto: Pedro/adobe.stock
Arborização, transporte sustentável e eficiência energética estão entre medidas ao alcance das pequenas prefeituras; Serra Talhada (PE) é uma referência para outras regiões.
Foto: Pedro/adobe.stock
Segundo estimativa do Observatório do Clima, 88% das emissões de gases de efeito estufa vêm de cidades com até 100 mil habitantes, em grande parte pelo desmatamento.
Foto: Prefeitura de Serra Talhada
Com 90 mil habitantes, Serra Talhada, no sertão pernambucano, foi a primeira cidade brasileira de médio porte a assinar o Pacto Global de Prefeituras pelo Clima e Energia.
Foto: Prefeitura de Serra Talhada
Inventário das emissões identificou que os setores de transporte e energia eram responsáveis pela maior parte dos poluentes no município, famoso pelo xaxado e por ser terra de Lampião.
Foto: Prefeitura de Serra Talhada
A prefeitura de Serra Talhada também abriu novos parques e praças e instituiu desconto de 50% no IPTU para quem usa energia solar ou planta árvore em casa.
Foto: Prefeitura Municipal de Cordeirópolis
Ao todo, 15 municípios pequenos de todas as regiões brasileiras assinaram o pacto global, a partir de protocolo compartilhado com mais de 11 mil cidades em 142 países.
Foto: Prefeitura de Serra Talhada
Leia mais sobre o papel de pequenas cidades no enfrentamento às mudanças climáticas no link abaixo
Clara Marques
Leonardo Zvarick