Cannes Lions expande as diretrizes do Júri para defender a igualdade de representação e enfrentar a desigualdade

Critérios de julgamento atualizados desenvolvidos em colaboração com a Unesteotype Alliance

09 de abril de 2019 - O Cannes Lions, parte da Ascential plc, continua sua missão de celebrar a criatividade que muda o mundo para melhor, com a introdução de diretrizes atualizadas do júri para o processo de julgamento. Os novos critérios pedem que os membros do júri revisem os trabalhos inscritos aos prêmios para considerar se eles perpetuam os estereótipos e desigualdades negativas.

As diretrizes revisadas se baseiam nos critérios de objetificação introduzidos em 2017, em colaboração com Madonna Badger, que desafiou os membros do júri a usarem empatia ao analisar um trabalho e incentivou o júri a refletir sobre como eles poderiam se sentir se a pessoa retratada fosse alguém que eles conhecem e com a qual se preocupam. Em 2019, os membros do júri também serão convidados a considerar se o trabalho representa retratos estereotipados de gênero, idade, raça, etnia, deficiência ou outros preconceitos.

"Os prêmios Lions que nossos júris outorgam a cada ano servem de benchmark para a comunidade criativa global. É mais importante do que nunca para a nossa indústria mostrar e defender ideias inclusivas, fortalecedoras e inovadoras. Como os consumidores exigem mais de marcas e negócios, essas diretrizes, esperamos, ajudarão a garantir que o trabalho homenageado no Cannes Lions seja admirado não apenas por seu brilhantismo criativo, mas por seu reflexo do mundo como um lugar de igualdade e tolerância,"disse Philip Thomas, presidente do Cannes Lions.

As novas diretrizes são o resultado de uma colaboração entre Cannes Lions e a Unesteotype Alliance, iniciativa liderada pela indústria e convocada pela ONU Mulheres. A iniciativa reúne líderes de toda a indústria, tecnologia e indústrias criativas para abordar o retrato e a resistência de estereótipos prejudiciais em publicidade e conteúdo.

"A ONU Mulheres tem o orgulho de trabalhar com alguns dos maiores anunciantes, agências e plataformas digitais do mundo para erradicar os estereótipos baseados em gênero e moldar o futuro do marketing. Estereótipos são barreiras extremamente destrutivas, mas invisíveis, que se interpõem entre nós e um mundo igual ao gênero, às vezes fazendo a diferença entre a vida e a morte. A indústria de publicidade e mídia pode coletivamente gerar mudanças reais nas vidas de mulheres, homens, meninas e meninos. E porque nós podemos, devemos," disse Daniel Seymour, diretor interino da Divisão de Parcerias Estratégicas, Projetos Especiais e Unesteotype Alliance.

 

Os critérios representam o compromisso contínuo de Cannes Lions em apoiar uma indústria mais diversificada e inclusiva. Em 2018, 114.450 EUR da receita da categoria Glass: as taxas de inscrição do Lion for Change foram atribuídas à Unesteotype Alliance e ao Geena Davis Institute em Gender in Media. O financiamento permitiu que ambas as iniciativas desenvolvessem mais pesquisas originais sobre os danos dos estereótipos nas comunicações criativas.

"Cannes Lions compartilha a crença da Untereotype Alliance de que a criatividade pode impulsionar uma mudança social positiva ao erradicar estereótipos prejudiciais. Essas diretrizes ecoam e aprimoram nossas outras iniciativas que abordam o desequilíbrio e a desigualdade de gênero, incluindo See It Be It, The Female Founders Start-Up Academy e Glass: O Leão para a Mudança," disse Louise Benson, VP de Festivais do Cannes Lions.

O Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade 2019 acontecerá de 17 a 21 de junho e os prêmios serão anunciados durante toda a semana. Mais detalhes sobre o Festival podem ser encontrados em www.canneslions.com.