Com inovações em IA, relatório da WARC revela que Facebook ultrapassará US$ 100 bilhões em 2024
- Facebook possui uma audiência global de publicidade de 2,2 bilhões de pessoas
- Mais de três quartos dos adultos nos EUA utilizam o Facebook
- A participação do Facebook no mercado global de mídia social caiu de 88,9% em 2013 para uma projeção de 38,2% até 2025
- Anunciantes asiáticos estão mirando consumidores ocidentais no Facebook
- Marcas que utilizam a ferramenta de IA Advantage+ observam um aumento no retorno sobre os gastos com publicidade (ROAS)
Dezembro de 2024 - O Estadão, representante oficial do Lions Festivals, informa que o relatório da WARC — empresa do mesmo grupo do Cannes Lions — revelou que o Facebook, pioneiro das mídias sociais, tem resistido às transformações da publicidade digital global por mais de duas décadas. Mantendo sua liderança, a plataforma projeta uma receita publicitária superior a US$ 100 bilhões neste ano e conta com uma audiência global de 2,2 bilhões de pessoas, consolidando-se como a rede social mais populosa e lucrativa do mundo.Sua recuperação desde 2022 foi impulsionada por anunciantes da região APAC (Ásia-Pacífico) que estão mirando consumidores ocidentais, juntamente com os frutos da inovação em IA e uma mudança de foco no direcionamento para a busca de resultados.
Alex Brownsell, chefe de conteúdo da WARC Media e autor do relatório, afirma: “Neste relatório da WARC Media, analisamos separadamente as tendências mais recentes de receita publicitária e comportamento dos usuários do Facebook em relação à sua empresa-mãe, Meta, e exploramos a mais recente retomada da plataforma em sua busca por conquistar uma nova audiência da Geração Z.”
Oferecendo insights baseados em evidências sobre os desafios e oportunidades que o Facebook apresenta, este mais recente relatório de Insights de Plataforma da WARC Media fornece uma visão geral dos principais dados que os anunciantes precisam conhecer sobre a plataforma, abrangendo investimento, consumo e desempenho.
- Investimento: Receita publicitária do Facebook ultrapassará US$ 100 bilhões em 2024
Embora a Meta não separe a receita por plataforma, as previsões da WARC Media mostram que a receita publicitária do Facebook no terceiro trimestre de 2024 cresceu 13,2% em relação ao ano anterior, embora de forma mais lenta que a de sua empresa-mãe, Meta (19,0%).
O Facebook está a caminho de obter US$ 100,1 bilhões em receita publicitária neste ano, subindo para US$ 112,8 bilhões em 2026, tornando-se apenas a segunda marca de mídia — depois do Google em 2020 — a ultrapassar US$ 100 bilhões em receita publicitária global.
No entanto, sua participação no mercado global de mídia social está diminuindo. Em 2013, quase nove em cada dez dólares de publicidade social eram destinados ao Facebook (88,9%). Até 2025, o investimento publicitário no Facebook terá sido reduzido pela metade, para 38,2%, com o Instagram e o TikTok, em particular, ganhando terreno rapidamente.
A inovação em IA e no comércio está atraindo varejistas de todos os tamanhos para aumentar seus investimentos no Facebook. Prevê-se que o investimento por varejistas ultrapasse US$ 20 bilhões em 2024, segundo as previsões da WARC Media. Estudos da Meta afirmam que ferramentas de IA, como o Advantage+ Shopping Campaign (ASC), proporcionam uma melhora de 12% no ROAS em dois anos. Mais de um terço (38%) dos investimentos na Meta analisados pela Fospha foi direcionado para o Advantage+, refletindo uma mudança estratégica das marcas em priorizar a “facilidade de gestão” e maiores ganhos de desempenho com a automação por IA.
Uma análise da WARC Media revelou que marcas asiáticas estão aumentando seus investimentos em publicidade nas plataformas da Meta, incluindo o Facebook, mas com foco em usuários de outras regiões. Essa tendência se acelerou nos últimos 12 meses.
Nos Estados Unidos, o investimento publicitário no Facebook deve atingir US$ 39,5 bilhões em 2024, um aumento de 11,6% em relação ao ano anterior. No entanto, o crescimento da receita publicitária deve desacelerar significativamente em 2025 e 2026, segundo as previsões mais recentes da WARC Media. Isso contrasta fortemente com o Instagram, que deve registrar um crescimento próximo de 20% nos próximos dois anos. Apesar da desaceleração, o negócio de publicidade do Facebook ainda é duas vezes maior que o mercado de OTT nos EUA, quatro vezes maior que o TikTok e detém 29% da participação dos gastos de varejistas americanos, de acordo com a Sensor Tower.
- Consumo: Audiência publicitária global do Facebook excede 2,2 bilhões
O Facebook é uma das plataformas digitais mais populares do mundo, com uma audiência publicitária global de 2,2 bilhões e 3 bilhões de usuários mensais.Mais de três quartos dos adultos nos EUA utilizam o Facebook, segundo uma pesquisa da GWI, e nove em cada dez americanos usam a plataforma para se manterem conectados com amigos e família. Apesar disso, o Facebook enfrenta há tempos o estereótipo de ser uma plataforma “para pessoas mais velhas”, ficando atrás do Instagram, TikTok e Snapchat no uso pela Geração Z nos EUA.
Para atrair uma nova audiência da Geração Z e garantir o crescimento a longo prazo, o Facebook está priorizando conteúdo de criadores, grupos (para comunidades e informações), vídeos de longa duração (como Stories e Reels) e está se afastando de conteúdos noticiosos e políticos. O Facebook está entre as três principais marcas de mídia comercial em alcance no Reino Unido em todas as faixas etárias, ocupando o segundo lugar entre todos os adultos, atrás apenas da ITV. Na região Ásia-Pacífico (APAC), o Facebook é a plataforma mais influente para compras, de acordo com a GWI.
- Desempenho: A IA traz mais poder ao Facebook
A confiança é um critério fundamental para o investimento publicitário na era dos algoritmos, à medida que os profissionais de marketing delegam o controle para ferramentas de IA. O Facebook obteve uma pontuação elevada em uma pesquisa da Kantar sobre a confiabilidade dos dados, ficando atrás apenas do Google e do YouTube, ambos pertencentes à Alphabet. Mais de um milhão de anunciantes usaram as ferramentas de IA da Meta no mês passado. A Meta deseja que os anunciantes confiem em suas ferramentas de IA para ajudar os anúncios a alcançar áreas que os métodos tradicionais de segmentação não conseguem.
Marcas que utilizam a geração de imagens observaram um aumento de 7% nas conversões, de acordo com a empresa. Testes iniciais realizados pela Fospha sugerem que as ferramentas de IA da Meta, como o Advantage+, estão ajudando os anunciantes a otimizar as conversões e maximizar o retorno sobre os investimentos em publicidade.
Insights de Plataforma: Facebook faz parte de uma série de relatórios exclusivos para assinantes da WARC Media, que incluem uma visão geral sobre investimentos nas plataformas, consumo de mídia e insights de desempenho. Este último relatório segue a linha de Insights de Plataforma de outras plataformas, como: Pinterest, TikTok, YouTube, Instagram, Snapchat e Spotify.–
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