WARC 2024: Insights da plataforma Snapchat

A receita publicitária anual do Snapchat está prevista para atingir US$ 5,2 bilhões em 2024, um crescimento de 13,7% ano a ano, em meio à reposicionamento estratégico de sua plataforma

A América do Norte é a maior região do Snapchat em receita publicitária, mas os profissionais de marketing da APAC têm a maior intenção de aumentar o investimento. O número global de usuários diários ativos (DAUs) do aplicativo chega a 414 milhões impulsionado por grupos mais jovens

O Estadão, representante oficial do Lions, divulga novo relatório da WARC Media, empresa irmã do Cannes Lions Festival. Dados do compilado revelam que após sofrer declínios consecutivos na receita trimestral em 2022, o Snapchat viu a receita publicitária se recuperar de forma constante em 2023 - embora em níveis modestos em comparação com os concorrentes de tecnologia de grande porte.

De acordo com as previsões da WARC Media, a empresa verá um crescimento de +13,7% na despesa com publicidade este ano, alcançando US$ 5,2 bilhões, com os profissionais de marketing da Ásia-Pacífico (APAC) tendo uma maior intenção de investir na plataforma. Isso se compara a apenas um aumento de 0,1% em 2023. Isso ocorre à medida que a plataforma muda para uma nova estratégia.

Alex Brownsell, Chefe de Conteúdo da WARC Media, diz: “É fácil para as marcas ignorarem o Snapchat no contexto de gigantes como Meta e TikTok. No entanto, em uma era em que os aplicativos de mídia social estão se transformando em plataformas de entretenimento em massa, e a comunicação social retrocede para chats em grupo, o Snapchat está apostando que um foco a laser em possibilitar conexões e comunidades reais trará nova vida à plataforma.”

Fornecendo insights baseados em evidências sobre os desafios e oportunidades que o Snapchat tem a oferecer, este último relatório de Perspectivas de Plataforma da WARC Media oferece uma visão geral dos principais pontos de dados que os anunciantes precisam saber sobre a plataforma, abrangendo investimento, consumo e desempenho.

• Investimento: A receita publicitária anual do Snapchat deve chegar a US$ 5,2 bilhões este ano, um aumento de 13,7%.

A pesquisa anual de Ferramentas de Marketing da WARC descobriu que 21% dos anunciantes planejam aumentar o investimento no Snapchat, enquanto 29% esperam diminuir os gastos. Os profissionais de marketing da APAC mostraram a maior intenção de aumentar o investimento (23%), enquanto a Europa tem a menor (20%).

De acordo com as previsões da WARC Media, a empresa verá um crescimento de +13,7% ano a ano em anúncios em 2024, em comparação com apenas 0,1% de aumento em 2023.

A última teleconferência de ganhos da plataforma revelou uma mudança na estratégia, com a empresa se afastando da realidade aumentada e priorizando a inteligência artificial para otimização de anúncios, experiência de conteúdo e crescimento de usuários.

No entanto, há ceticismo sobre sua capacidade de competir por dólares publicitários em escala, especialmente em um clima onde o número de olhos ainda é a prioridade para grandes anunciantes.

Prevê-se que o setor de negócios e industrial seja a maior categoria de gastos no Snapchat em 2024 (US$ 756,8 milhões), enquanto os gastos com anúncios políticos devem aumentar 85%, em parte devido às próximas eleições presidenciais nos EUA em 2024.

• Consumo: O número de DAU (usuários diários ativos) global do Snapchat chega a 414 milhões. Um em cada cinco consumidores escolhe o Snapchat para pesquisa de marca.

Embora diminuto em comparação com os bilhões que usam plataformas como TikTok e Instagram, o Snapchat viu sua base e alcance se expandirem, especialmente em relação a públicos únicos entre grupos mais jovens.

Os últimos ganhos do Snapchat revelaram um crescimento de 10% ano a ano de seus usuários diários ativos globais (DAU), totalizando 414 milhões. A We Are Social estima que o Snapchat tenha um público publicitário de mais de 677 milhões, 6,8% a mais que o total do ano passado.

O crescimento do DAU na América do Norte permaneceu estável, enquanto os usuários do resto do mundo cresceram 19%. A Índia lidera como o país com o maior público publicitário do Snapchat, à frente dos EUA, Paquistão, França e Reino Unido.

As últimas figuras de engajamento da empresa relatam que mais de cinco bilhões de Snaps são criados em uma média diária, e mais de 250 milhões de usuários interagem com a RA todos os dias. Ele lançou seu chatbot alimentado por IA no início de 2023 e relatou mais de 200 milhões de usuários no terceiro trimestre, sendo o futebol a conversa mais popular.

O tempo médio mensal gasto no Snapchat é de três horas e meia, enquanto a duração média da sessão do aplicativo é de um minuto e 23 segundos, em comparação com dois minutos e 44 segundos para o Instagram e cinco minutos e 56 segundos para o TikTok.

Um mercado em rápido crescimento é a Austrália, com os usuários gastando até 17 horas no aplicativo Snapchat por mês. Os Snapchatters australianos também abrem o aplicativo cerca de 40 vezes por dia.

A maioria dos adolescentes nos EUA diz usar TikTok (63%), Snapchat (60%) e Instagram (59%), de acordo com um estudo de 2023 do Pew Research. Entre os 60% de adolescentes que usam o Snapchat, 14% dizem visitar ou usar quase constantemente o aplicativo. Os grupos mais jovens apreciam a ‘comunicação visual’ e a consideram mais pessoal e expressiva.

À medida que as mídias sociais se tornam um local para descobrir produtos e marcas, a We Are Social relata que pouco mais de um em cada cinco consumidores escolhe o Snapchat para pesquisa de marca.

• Desempenho: O Snapchat tem 99% de conteúdo seguro para marcas no Spotlight e 100% de conteúdo seguro para criadores.

À medida que as plataformas digitais passam por intensa escrutinação, uma vantagem do Snapchat está em seus altos níveis de segurança para marcas. Dados do Snapchat mostram que quase 99% do conteúdo do Spotlight é seguro para marcas, e 100% do conteúdo dos criadores é seguro.

A mudança na estratégia da plataforma do Snapchat sinaliza uma mudança para um novo tipo de futuro digital: um retorno ao elemento mais literal “social” que os canais originalmente aspiravam. Com usuários mensais em 800 milhões, o Snapchat tem uma base de público única que se concentra em conexão, mensagens, diversão e comunicação visual.

Existem oportunidades em conteúdo de criadores financiado por marcas. O Snapchat está lançando ativamente produtos para ajudar as marcas a se associarem com sua comunidade de criadores, incluindo suas Campanhas de Colaboração de Criadores.

Após seu papel em eventos ao vivo recentes - a Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023, o Grammy e o Super Bowl - e seu próximo acordo de parceria com as Olimpíadas de Paris de 2024, o Snapchat visa permitir que os anunciantes aproveitem momentos culturais para alcançar e se envolver com o público.

O comércio social está crescendo na plataforma graças ao seu foco em objetivos de funil inferior, ferramentas assistidas por AR e AI, conteúdo de criadores e alta recepção entre os usuários devido ao ‘efeito de círculo próximo’. O recente acordo entre Amazon e Snap é um passo para beneficiar ambos os players, enquanto competem com likes de TikTok.

Perspectivas de Plataforma: Snapchat é parte de uma série de relatórios exclusivos para assinantes da WARC Media, que incluem uma visão geral de investimentos em plataformas, insights de consumo de mídia e desempenho. Este último relatório segue Perspectivas de Plataforma: TikTok e Perspectivas de Plataforma: YouTube, e Perspectivas de Plataforma: Instagram.re WARC – A autoridade global em eficácia de marketing

Sobre WARC – A autoridade global em eficácia de marketing

A WARC Media estabelece um novo padrão da indústria para investimento líquido em publicidade devido à metodologia exclusiva: HAVE. Harmonizamos, agregamos, verificamos e avaliamos dados para fornecer análises especializadas extraídas de mais de 40 anos de experiência. Os dados de gastos com publicidade da WARC são líquidos de descontos, incluem comissões de agência e excluem custos de produção. Os dados são extraídos dos proprietários dos meios de comunicação social – diretamente ou através dos organismos da indústria em cada mercado – além dos dados provenientes de agências e responsáveis pela investigação, como Nielsen, Kantar e IPSOS.

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