1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Esclareça as suas dúvidas :: Enquanto

1 - Exige correlação do tempo do verbo (em geral, o imperfeito: falava, dizia, revelava, pedia) quando usado jornalisticamente para introduzir duas ou mais informações simultâneas ou complementares: Enquanto prossegue o julgamento dos acusados, o governo prepara novas ações contra os guerrilheiros. / Enquanto o técnico atribui aos jogadores o mérito pelas vitórias do time, estes só destacam um nome: o do próprio técnico. / Enquanto o nível de desemprego cresceu na Grande São Paulo, a renda dos assalariados caiu na mesma proporção. / Enquanto o porta-voz do Planalto dava as explicações pedidas pela imprensa, o presidente saía pelos fundos do palácio. / Enquanto o governo não cumprir sua promessa de cortar gastos, dificilmente o déficit público será contido.

2 - Este recurso favorece a formação de frases longas e cheias de intercalações. Pense sempre nisso quando escrever um texto do gênero e procure tornar o período o mais objetivo possível.

3 - Em nenhuma hipótese misture os tempos verbais: Enquanto X estranhou tal coisa, Y dizia que... / Enquanto X insiste na idéia, Y contestou essa pretensão... / Enquanto os golfinhos procuraram praias desertas, o pingüim dá uma lição de vida... / Enquanto a CBF convidou X para técnico da seleção, o Santos quer o mesmo treinador.

4 - Evite (por se tratar sentido erudito que se está tornando modismo) o uso de enquanto como sob o aspecto de, em frases deste tipo: Fez um retrato do escritor enquanto intelectual. / Era um homem enquanto político e outro enquanto empresário. / Falou sobre a filosofia enquanto ciência.