1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Esclareça as suas dúvidas :: U

"Ua". Não use. É preferível o cacófato (como em "uma mão", por exemplo) a essa forma.

Ue, ui (terminação). 1 - A terminação ue equivale ao subjuntivo dos verbos em uar: continue, averigúe, recue, atue, acue, atenue, sue, etc. 2 - Já o final ui corresponde ao pres. ind. dos verbos em uir: inclui, intui, influi, atribui, polui, restitui, etc. Associe: ue - uar; ui - uir.

Última, último. l - O adjetivo pode ser usado para mês, ano ou século, mas sem a menção do mês, ano ou século. Assim, no último mês, mas não "no último mês de abril"; no último ano, e não "no último ano de 1996"; etc. 2 - Não empregue a palavra também com os dias da semana: o tempo verbal deixará claro que a ação ocorreu no passado. Dessa forma: Fulano chegou quinta-feira (e não "na última" quinta-feira). / O congresso começou segunda-feira (e não "na última" segunda-feira).

Último. Ver em primeiro, como fazer a concordância de o último...que.

Último adeus. Lugar-comum. Evite.

Ultra... Prefixo que exige hífen antes de vogal, h, r e s: ultra-apressado, ultra-elevado, ultra-independente, ultra-oceânico, ultra-humano, ultra-realismo, ultra-som. Nos demais casos: ultracentrífuga, ultramarino, ultravioleta.

Ultraleve. Variável: os ultraleves, aviões ultraleves.

Ultrapassar. O verbo é direto: Conseguiu ultrapassar os (e não "aos") retardatários. / Sua generosidade ultrapassou as (e não "às") expectativas.

Ultravioleta. Não varia: radiação ultravioleta, raios ultravioleta.

Um (uso). Ver artigo indefinido.

Uma (crase). Só existem dois casos de crase antes de uma: 1 - Com hora (porque não se trata do indefinido, mas do numeral): O trabalho começa à uma hora. Escreve-se igualmente da uma às quatro, e não "de uma às quatro". 2 - Na locução à uma (de uso raro), que significa ao mesmo tempo.

Uma porção ou um sem-número de. Concordância. Ver maioria.

Um daqueles que. Concordância. Ver um dos que.

Um (uns) de. Concordância. Ver algum (alguns) de.

Um desses que. Concordância. Ver um dos que.

Um dos ... que. l - O verbo normalmente vai para o plural: Ele é um dos deputados que mais lutam pelo contribuinte. Desdobre a frase: Dos deputados que mais lutam pelo contribuinte, ele é um. Outros exemplos: Ele foi um dos que saíram antes. / Esse foi um dos livros que encantaram sua juventude. / Foi um dos que mais vibraram... / Eis um dos que mais pedem... / Era um dos que mais lutavam pela liberdade individual. / Vinha ali um dos amigos que deviam... Às vezes o um pode ser omitido: Não sou (um) dos que pensam assim. / Foi (um) dos que se feriram no acidente. 2 - O verbo fica no singular apenas quando a ação se refere a uma única pessoa: Foi um dos seus livros que li ontem à noite. / Foi uma das peças de Brecht que estreou ontem em São Paulo. / Era um dos seus filhos que estava conosco ontem. 3 - Seguem o mesmo modelo as formas um desses que e um daqueles que.

Um e outro. Concordância. l - Use o verbo, de preferência, no plural. O substantivo que vem depois de um e outro, se houver, fica no singular; o adjetivo que qualificar esse substantivo vai para o plural, no entanto. Exemplos: Um e outro queriam sair cedo. / Um e outro jornalista são competentes. / Um e outro jornalista americanos. / Um e outro livro antigos. 2 - A forma da locução não varia, mesmo que ela se refira a um termo masculino e a outro feminino: Ali estavam a mãe e o filho, um e outro (e não uma e outro) cansados da viagem. / O discurso e a crítica, um e outro lhe desagradaram.

Úmero. Desta forma.

"Um mil". Não use um antes de mil. Se precisar escrever essas formas por extenso, use mil reais, mil e novecentos, etc.

Um ou outro. Concordância. Verbo e substantivo, se houver, no singular: Um ou outro dos seus filhos ainda o visitava. / Um ou outro amigo bondoso às vezes lhe trazia flores.

Um outro, um ... outro. 1 - Evite o artigo um antes de outro: Era outro homem que estava ali (e não "um" outro). / Dobramos outra esquina. / Use outra máquina. / Compre outro artigo. 2 - As formas um ao outro, um do outro e um para o outro ficam em geral no masculino quando aplicadas a pessoas de sexos diferentes: Pedro e Joana não disfarçavam a afeição que os ligava um ao outro. / Ali estavam irmão e irmã, a zombar um do outro. / Professora e aluno estavam imóveis, a olhar um para o outro.

Um ... que. Concordância. O verbo concorda com o um: Sou um homem que acredita (e não "que acredito") na verdade. / És uma pessoa que podia (e não "podias") ter tido mais sorte na vida.

Uni... Liga-se sem hífen à palavra ou elemento de composição seguinte: uniaxial, unioculado, unicameral, unilateral, unirreme, unissex, uníssono.

União. Inicial maiúscula quando representa o governo federal: Os Estados vão pedir ajuda à União.

União Européia. É o nome oficial, e não mais Comunidade Européia.

Únicos. A palavra expressa a idéia de um, mas pode ser usada para indicar número muito pequeno em relação ao total ou algo superior a todos os demais: Eram os dois únicos sobreviventes do terremoto. / Seus romances eram únicos e sem rival.

Ureter. Sem acento (pronuncia-se uretér).

Urra. Forma do verbo urrar. A exclamação é hurra!

Usuário. Recorra à palavra apenas quando não houver outra para substituí-la. Exemplo: usuário de computador. Nos demais casos, ela deve ser evitada: "Usuário" de ônibus, trem, metrô, avião, etc., é passageiro; "usuário" de rodovia é motorista; "usuário" de drogas é consumidor de drogas; "usuário" das praias é banhista ou turista, etc.

Usucapião. No masculino: o usucapião.

Usufruir. Prefira a regência direta: O país usufruiu os benefícios de sua posição. / Usufruía a companhia dos amigos com prazer.

Usufruto. Com u.