Esclareça as suas dúvidas :: Ex (uso)
1 - Ao designar alguém com o prefixo ex, nomeie o cargo mais alto que a pessoa ocupou, e não o mais recente. Assim, o ex-presidente João de Almeida (e não o ex-governador João de Almeida ou o ex-prefeito João de Almeida), o ex-ministro Fábio Andrade (e não o ex-deputado Fábio Andrade), etc. A ordem de importância dos cargos, para estabelecer a hierarquia, é a seguinte: presidente da República, vice-presidente, ministro, governador, senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador. No caso de prefeito e deputado estadual, use o bom senso: o ex-prefeito de uma capital, por exemplo, é mais importante que um ex-deputado estadual.
2 - Ex-ministro. Alguém é ex-ministro, apenas, ou ministro de um governo passado. Assim, o ex-ministro Mário Henrique Simonsen ou o ministro da Fazenda no governo Ernesto Geisel, Mário Henrique Simonsen. Nunca, porém, o ex-ministro da Fazenda do governo Ernesto Geisel, Mário Henrique Simonsen.
3 - Só chame de ex-presidentes, ex-governadores, etc., os ainda vivos. Os que já morreram são o presidente Castelo Branco, o presidente Juscelino Kubitschek, o governador Ademar de Barros, etc.
4 - Ver nos verbetes aposto e cargos (como usar) quando o nome de um ocupante de cargo vai ou não entre vírgulas.