Esclareça as suas dúvidas :: Ilustrações
Charges, mapas, gráficos, desenhos, tabelas e quadros são recursos de que os editores devem lançar mão regularmente como forma de tornar as páginas mais atraentes. Eis alguns dos casos principais:
1 - Pesquisas de opinião, levantamentos, evolução de indicadores e demais textos baseados em números devem, obrigatoriamente, ser acompanhados de gráficos, tabelas e quadros que permitam ao leitor compreender com maior facilidade a situação apresentada.
2 - Toda notícia curiosa exige, para complementá-la, uma ilustração ou charge que desperte atenção para um fato que poderia passar despercebido na página.
3 - Reportagens extensas sobre seqüestros, assaltos, crimes espetaculares e outras do gênero justificam a publicação de três ou mais ilustrações, na forma de seqüência (storyboard), que mostrem os principais lances do acontecimento. Independentemente das fotos que o jornal esteja apresentando sobre o assunto.
4 - O editor não precisa publicar sempre fotos de personalidades, mas pode substituí-las, muitas vezes, por desenhos, desde que expressivos e fiéis à figura retratada.
5 - Não deixe de representar, por meio de mapas, a localização de cidades ou regiões menos conhecidas (em notícias sobre combates, quedas de aviões, acidentes de qualquer tipo, desaparecimento de expedições e outras), mudanças de trânsito, áreas contestadas ou conflagradas, locais onde faltará luz ou água, etc.
6 - Se você é repórter e vai falar com especialistas, não deixe de pensar na possibilidade de o seu texto ser valorizado por gráficos, desenhos, etc. Por isso, procure sempre conseguir croquis, esquemas e outros tipos de ilustrações com os entrevistados.