1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Esclareça as suas dúvidas :: Impropriedades

1 - Não acredite em sinônimos perfeitos: quase sempre existe uma única palavra para exprimir com exatidão o que você quer dizer. E muitas vezes há termos ou expressões absolutamente inadequados para a situação que você pretende descrever ou substituíveis com vantagens por outros mais apropriados ou mais conhecidos dos leitores.

Leia os exemplos seguintes (reais) e veja entre parênteses a forma jornalisticamente mais indicada em cada caso: O próximo contato (contato seguinte) de Antônio foi com Pedro, no descampado. / Como recompensa (compensação) para os problemas do time, o técnico terá a volta de Alberto e Ronaldo. / O corpo, sob uma violenta (muito forte) luz elétrica... / Deputado ganha (recebe) críticas. / A empresa já apresentou (manifestou) sua intenção de participar da concorrência. / Bahamas almejam (querem) empresas do Brasil. / Sem muita recepção (receptividade), ele tentava convencer a empresa do acerto da medida. / Com base na listagem (relação) dos vencimentos de janeiro... / O motorista acidentado foi mandado (encaminhado) para o HC. / O grupo está acertando os detalhes para a implementação (construção) de uma fábrica na Argentina. / O gol contra premiou (puniu) a incompetência do time. / Sugestões se amontoam (acumulam) na mesa do relator. / Os imóveis foram atingidos pelo vôo 196 (pelo avião) da Aeromarte. / Vendas no Dia das Mães nunca foram tão poucas (pequenas, baixas). / A Prefeitura implantou (instalou) na praça 35 cadeiras de engraxate. / O bandido depositou a quantia repentinamente (inesperadamente) na sua conta. / Laboratório lança a pílula do envelhecimento (o remédio na verdade visa a retardar o envelhecimento). / Heroína cresce (consumo é que cresce) e continua fora das estatísticas . / Clássico pode ser deslocado (transferido).

2 - A impropriedade, em outros casos, caracteriza-se não apenas pelas palavras mal usadas, mas pelas construções imperfeitas ou de mau estilo: A assinatura de minguados convênios (minguados - palavra antijornalística - são os recursos, não os convênios)... / Na sessão de hoje a Câmara deverá aprovar ou não (votar, simplesmente) o projeto. / Os negros, os índios, os deficientes e outras minorias conseguiram aprovar (fazer aprovar) o projeto na comissão. / O time ainda não pôde regularizar os jogadores (regulariza-se a situação dos jogadores ou a documentação deles). / A selva incrustada (no meio) nas montanhas. / A Portuguesa ameaça dispensas (ameaça fazer).

3 - Finalmente, há impropriedades que decorrem de formas viciadas de expressão, quando não empoladas ou de mau gosto jornalístico: A reforma que está sendo gerada no ventre do governo... / Empresariado acredita que inflação será acirrada. / Ele pode opinar sobre o uso de uma campanha... / Camelôs atuam em outras áreas, sobretudo da Tijuca. / Além do que muitos projetos... / Citou regiões do Brasil inteiramente abandonadas, sem terem condições de futuro... / Por azar, este repórter ganhou o número 13.