Esclareça as suas dúvidas :: Militares
1 - Hierarquia. São estes os postos e graduações, pela ordem decrescente de importância, no Exército, Marinha e Aeronáutica, respectivamente: marechal, almirante e marechal-do-ar (apenas em épocas excepcionais); general-de-exército, almirante-de-esquadra, tenente-brigadeiro (quatro estrelas); general-de-divisão, vice-almirante, major-brigadeiro (três estrelas); general-de-brigada, contra-almirante, brigadeiro-do-ar (duas estrelas); coronel, capitão-de-mar-e-guerra, coronel-aviador; tenente-coronel, capitão-de-fragata, tenente-coronel-aviador; major, capitão-de-corveta, major-aviador; capitão, capitão-tenente, capitão-aviador; primeiro-tenente (nas três armas); segundo-tenente (nas três armas); aspirante-a-oficial, guarda-marinha, aspirante-a-oficial-aviador; subtenente, suboficial, suboficial; primeiro-sargento (nas três armas); segundo-sargento (nas três armas); terceiro-sargento (nas três armas); cabo (nas três armas); soldado, marinheiro, soldado.
2 - Comandos do Exército. Comando Militar do Leste (sede no Rio): compreende a 1.ª Região Militar (sede no Rio e jurisdição sobre o Estado do Rio e o Espírito Santo) e a 4.ª RM (sede em Juiz de Fora, MG, e jurisdição sobre Minas Gerais, à exceção do Triângulo Mineiro, subordinado ao Comando Militar do Planalto). Comando Militar do Sudeste (sede em São Paulo): compreende a 2.ª RM (sede em São Paulo e jurisdição sobre o Estado de São Paulo). Comando Militar do Sul (sede em Porto Alegre): compreende a 3.ª RM (sede em Porto Alegre e jurisdição sobre o Rio Grande do Sul) e a 5.ª RM (sede em Curitiba e jurisdição sobre o Paraná e Santa Catarina). Comando Militar do Nordeste (sede no Recife): compreende a 6.ª RM (sede em Salvador e jurisdição sobre a Bahia e Sergipe), a 7.ª RM (sede no Recife e jurisdição sobre Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas) e a 10.ª RM (sede em Fortaleza e jurisdição sobre o Ceará e o Piauí). Comando Militar do Oeste (sede em Campo Grande, MS): compreende a 9.ª RM (sede em Campo Grande e jurisdição sobre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia). Comando Militar da Amazônia (sede em Manaus): compreende a 8.ª RM (sede em Belém e jurisdição sobre o Pará, Maranhão, Amapá e parte de Goiás) e a 12.ª RM (sede em Manaus e jurisdição sobre o Amazonas, Acre e Roraima). Comando Militar do Planalto (sede em Brasília): compreende a 11.ª RM (sede em Brasília e jurisdição sobre o Distrito Federal, parte de Goiás, Triângulo Mineiro e Tocantins).
3 - Comandos da Marinha. 1.º Distrito Naval: sede no Rio e jurisdição sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais (à exceção do Triângulo Mineiro) e Ilhas de Trindade e Martim Vaz. 2.º Distrito Naval: sede em Salvador e jurisdição sobre a Bahia, Sergipe e Arquipélago dos Abrolhos. 3.º Distrito Naval: sede em Natal e jurisdição sobre o Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Atol das Rocas. 4.º Distrito Naval: sede em Belém e jurisdição sobre o Pará, Acre, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Piauí, Roraima e Amapá. 5.º Distrito Naval: sede em Rio Grande (RS) e jurisdição sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 6.º Distrito Naval: sede em Ladário (MS) e jurisdição sobre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Comando Naval de Brasília: sede em Brasília e jurisdição sobre o Distrito Federal, Goiás e Triângulo Mineiro.
4 - Comandos da Aeronáutica. Cada um deles é chamado genericamente de Comando Aéreo Regional. I Comar: sede em Belém e jurisdição sobre o Pará, Maranhão e Amapá. II Comar: sede no Recife e jurisdição sobre Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. III Comar: sede no Rio de Janeiro e jurisdição sobre o Estado do Rio, Espírito Santo, parte de Minas Gerais e Ilhas de Trindade e Martim Vaz. IV Comar: sede em São Paulo e jurisdição sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Tocantins. V Comar: sede em Canoas (RS) e jurisdição sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. VI Comar: sede em Brasília e jurisdição sobre o Distrito Federal, Goiás, parte de Minas e Mato Grosso. VII Comar: sede em Manaus e jurisdição sobre o Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.