Esclareça as suas dúvidas :: Pessoas no noticiário
1 - O cargo ocupado pela pessoa é que define, na maioria dos casos, a importância que ela merece no noticiário e o peso que será atribuído aos seus atos ou declarações. Por isso, mencione sempre em primeiro lugar a qualificação e não o nome dela: O ministro da Fazenda, João da Silva, garantiu ontem que... Personagens muito notórios do esporte e das artes, porém, poderão dispensar essa prática, bastando identificá-los pelo nome.
2 - Na primeira menção, use sempre o prenome e o sobrenome da pessoa: o ministro Pedro Malan, o presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-ministro Delfim Netto, o rei Juan Carlos, o empresário Mário Amato, o professor Francisco Barros, o piloto Michael Schumacher, a atriz Maitê Proença. Evite, apenas, que, no desdobramento do noticiário, o professor, por exemplo, seja chamado de Francisco ou Barros indistintamente. Ou ele é Francisco ou Barros.
3 - Adote, como identificação, o nome pelo qual a pessoa se tornou conhecida, evitando sobrenomes desnecessários. João Baptista de Oliveira Figueiredo, por exemplo, é João Figueiredo, simplesmente. Nomes artísticos e apelidos impõem-se quando for essa a forma pela qual o personagem adquiriu notoriedade. Xuxa é Xuxa e não Maria da Graça Meneghel. Da mesma forma Gal Costa, Pelé, Sivuca e outros.
4 - Se a pessoa não estiver exercendo nenhum cargo de relevo no momento, mas tiver ocupado função de destaque, identifique-a por essa atividade: O ex-presidente Augusto dos Santos pretende voltar ao Palácio do Planalto. Quando necessário à melhor compreensão dos acontecimentos, lembre outros cargos que ela eventualmente tenha ocupado. Finalmente, se ela tiver exercido vários cargos, identifique-a sempre pelo mais importante. Assim: O ex-governador João da Silva... (e não o ex-deputado ou o ex-prefeito João da Silva).
5 - Idade, sexo, religião, tendência política, Estado ou país de nascimento, raça e outras características como essas só deverão figurar no texto se estiverem relacionados com os fatos descritos.
6 - Evite, especialmente nos títulos, qualificar pessoas de forma que possa ofender toda uma coletividade: Cearense mata a amante. / Italiano assalta banco. Nada indica que as palavras cearense e italiano tenham, no caso, algo que ver com o acontecimento.
7 - Ver também cargos (como usar).